terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Marketing de experiência

Como o próprio nome já diz, este tipo de marketing tem como única finalidad,e no pé da letra, a promover experiências, a única diferença é que estes tipos de ações promocionais não afeta somente os consumidores, e sim fornecedores, distribuidores e os colaboradores da empresa, mágico né?
O Marketing de experiência não consiste mais em realizar coisas do passado, como brindes, viagens ou descontos, de certa forma cansamos disso, virou clichê... Entra então uma nova forma de realizar ações promocionais visando principalmente os neoconsumidores, consiste em trazer experiências para todos os envolvidos, algo que agregue valor a eles, tendo assim um valor individual e único, como se a empresa nos entendessem. Experiências como viagens de balões, sensações, cheiros, spa´s (huuum), interação touch screen, massagens, elementos visuais... A lista não para de crescer. E com esse novo marketing vem também os profissionais mais jovens, que tem um novo modo de pensar e uma nova forma de agir com a criatividade.

As empresas buscam valores nestes tipos de projetos, afinal, que consumidor vai esquecer de um voo de aza delta que a empresa X lhe proporcionou, nunca... Além de realizar um marketing boca-a-boca com as pessoas ao seu redor, o custo pode muitas vezes ser de alto custo, porém o retorno é ainda mais gratificante.

Podemos afirmar que o marketing de experiência é baseado na interação e na motivação, além de estar sendo muito usado em grandes empresas como Bradesco, Itaú, Kopenhagen, UOL, SulAmérica, Credicard Citi e Gerdau.


Na Intra Corretora de Valores a cada real investindo, parte da corretagem vira pontos que podem ser trocados por experiências. Dos 25 mil clientes da Intra, 1.500 estão fazendo parte do programa que já tem um ano e meio. Uma das experiências é esta acima.


Uma das ações de Marketing de Experiência que ganhou destaque nacional foi a promoção Sonho Mágico da Kopenhagen. A marca está oferecendo um mergulho em Fernando de Noronha, um vôo num caça em Nova York, um passeio de balão no Vale do Loire, na França, experimentar gravidade Zero na Flórida, fazer um Safári na África do Sul, entre outros.
Abçs

Um comentário: