quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fazer Acontecer - Júlio Ribeiro





Sabe quando você diz que um livro mudou sua vida? Pois bem, eu nunca tinha dito isso, aó após ler o livro Fazer Acontecer, do publicitário Júlio Ribeiro, atual presidente da agência Talent, que acabou de completar 30 anos.


Nestes 30 anos a agência passou por vários desafios já pelo seu início, em uma época que todas as agências ou faziam propagandas de cigarro, ou políticas, eles resolveram inovar e não entrarem nestes estereótipos.

Para Júlio Ribeiro uma agência de publicidade não deve apenas realizar campanhas e sim ser uma espécie de consultoria, encontrando soluções não só externamente, como também internamente.


Dentre as principais campanhas já realizadas pela Talent esta a da Brastemp, onde foi criado o bordão "Não é assim uma Brastemp". A história dessa campanha é a seguinte, era uma vez a Brastemp líder de mercado, porém em um determinado período perceberam que suas vendas estavam caindo e assim contrataram a Talent para resolver este problema, ela por sua vez realizou uma pesquisa de mercado(quem não acha isso importante quer dizer que realmente não entende nada do assunto) e encontrou o problema, os consumidores estavam comprando da marca concorrente por ser mais barata e ter o designer parecido, porém após a compra se arrependiam de não terem pago mais caro por uma maior qualidade. Surgiu então a campanha "Não é assim uma Brastemp", que tem o intuito de transmitir os sentimentos do comprador da marca concorrente além de envolver o público de forma divertida e bem-humorada. Não precisa nem comentar que as vendas cresceram, e muito né...

Outra campanha memorável é destinada ao jornal O Estado de São Paulo, o Estadão. Eles chegaram até a Talent pois a concorrência estava realizando vários tipos de ofertas do qual não conseguiam acompanhar, devido ao preço baixo. A Talent, por sua vez, fez uma pesquisa de mercado e descobriu que os consumidores iam até a concorrência pelo preço baixo (quase de graça) ´porém não conseguiam compradores. Fizeram então a campanha "A diferença é que o Estadão funciona", e, pra variar, aumentaram as vendas além de criarem outro bordão.

Quem qdesejar saber mais sobre esta maravilhosa agência, aqui esta o site e suas novas campanhas: www.talent.com.br/blog

Bjss e feliz ano novo a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário