sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Neuropropaganda

Parece simples mas é bem complexo. A neuropropaganda é um conjunto de fatores que, nós publicitários, criamos para incentivar a compra e assim tornar fácil seu impulso momentâneo de gastar dinheiro. Mas é claro, não gostamos de nos monstrar e por isso fazemos tudo isso em seu cérebro bonitinho...
Pense quando você era uma linda criança inocente (claro que não é mais) e passeava toda pomposa pelo supermercado ATÉ QUE você estende sua mãozinha de nem 30 cm e já pega um chocolate, MAS COMO JEOVÁÁÁ se não tem nem tamanho para ir no carrocel do Playcenter? Explico, os supermercados colocam doces (principalmente chocolates) nas partes baixas das prateleiras pois por uma coisa óbvia quem gosta em grande maioria dessas porcariadas são as crianças. Falando em supermercado e extendendo para os shoppings, sabe porque os pisos são tão lisos e estão sempre encerados? Para você, caro comprador, andar mais devagar e logo poder olhar MAIS e MAIS os produtos das lojas. Continuando neste ambiente de shoppings, as escadas rolantes (principalmente as do Shopz Santa Cruz, q por sinal é um OVO) ficam sempre separadas umas das outras, assim para poder subir de um andar a outro é preciso uma pequena caminhada, mas nesse DOCE trajeto existem lojinhas das quais as roupas da vitrine sorriem e mandam beijinhos para sua pessoa.
Enfim, pequenas coisas que a propaganda te influência psicologicamente e que nem perceber se percebe. Hoje em dia são atraidos sempre por AQUELE ÓCULOS MARAVILHOSO da loja, onde a cor da lente é perfeita mas no final das contas o que é perfeito mesmo é a luz que a loja colocou para refletir no objeto e ele ficar a coisa mais linda.
Vemos um belo par de tênis e já ficamos babando, um carro e já ficamos fissurados e saimos clicando em tudo quanto é propaganda na internet. Até em políticos, por causa da propaganda eleitoral, conseguem que votamos neles e na verdade o que queremos mesmo depois de alguns meses é mata-los.
A neuropropaganda não é ruim, é apenas o jeito que a marca consegue sobreviver em um mundo onde esta cada vez mais difícil conquistar consumidores exigentes.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Propagandas inesquecíveis

Após um post TODO MAL sobre as piores propagandas do mundo, resolvi me redimir e colocar as peças inesquecíveis, na minha opinião é claro.
Para uma propaganda ser inesquecível na cabeça das pessoas é necessário alguns fatores, não que quem seguir estes fatores vão fazer algo memorável, se fosse assim toda peça seria excelente!
1. Inovação, crie algo que alguem jamais criou. Um exemplo é a propaganda do TWIX que ficavam falando "CARAMELO, BISCOITO E CHOCOLATE".
2. Ousadia, tente imprecionar os outros, e não venha com aquele papo que você consegue imprecionar sem-querer, isso não existe na publicidade ;)
3. Se for querer colocar melodias, coloque uma com um bom ritmo e que tenha a ver com o produto, por favor. Um exemplo é a propaganda da SOL que foi veiculada já faz alguns verões, era assim "Estava no escritório com um baita de um calor, SOL, vamo ai que o verão já começou", e assim por diante.
4. Humor, brasileiro adora rir e porque não levar isso a ele? Só não vá me fazer a piada mais sem-graça do século, ai que você acaba com seu produto e/ou serviço de vez.
5. Chocar, brasileiro pode adorar humor mas também adoooora um drama. Lembrei das propagandas do GreenPeace que sempre são memoráveis e te fazem pensar.
6. Promessa que o produto lhe dá, mas cuidado pois toda promessa tem q ser cumprida. Explico, um creme anti-rugas que faz as linhas diminuirem sei lá quantos por cento em uma semana, tirando as marcas horríveis você realmente tem que dar ao consumidor aquilo que promete senão vai ver sua empresa despencar como quando eu bêbado cai DU NADA no meio da rua ;)
Bom, existem outros fatores, mas isso se vocês observarem bem vão ver que são simples mas o quanto é difícil exerce-los corretamente.
Vou colocar os vídeos das propagandas que mais me marcaram (como esse blog é mais complicado que achar o que eu quero em meu quarto, vou colocar os links do youtube, então vocês parem de ser preguiçosos e cliquem neles, vale a pena):
"Pipoca e Guaraná, que sede que dá!"
"Ahhh o verão"
"Tem que ser parmalat" :)
"Toin toin toin"
Tio da Sukita
GreenPeace - pra mim uma das melhores, sem dúvidas
Comercial de animação da Coca-cola, podem falar o que quiser mas as propagandas dess refrigerante são muito elaboradas e criativas.
Twiiiiiixxxxxx
Existem milhares de outros comerciais que amo, mas como não tenho tempo e tenho que trabalhar, fica a critério de vocês relembrar os que mais gostam.
Tchau ;*

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As piores propagandas do mundo

Bom, como já diz o ditado, gosto é que nem... bom, cada um tem o seu. Afinal, gosto não se discute, se lamenta né, e em alguns casos existe muita lamentação que chega até a parecer um funeral.
Todo mundo já viu um dia uma propaganda, seja na TV ou na revista, ruim. E quando digo ruim, é ruim MESMO! Calma, estou apenas fazendo uma crítica construtiva antes que alguém resolva me processar (ó, que doce ilusão, ninguém lê esse blog mesmo).
Existem algumas dicas para não fazer uma péssima propaganda e estragar de vez com o produto ou serviço, então vamos lá:
1.Estude muito bem seu público-alvo, entrando assim no mundo deles. Por exemplo, se você quer lançar um produto para o público jovem de 18 a 25 anos é preciso estudar seu comportamento e para isso é preciso frequentar os lugares em que vivem, como baladas, barzinhos e assim por diante.
2. Além de conhecer o público-alvo, é muito mais importante conhecer MUITO bem o produto e/ou serviço. Ninguém vai querer comprar um celular se o próprio vendedor não sabe nem liga-lo.
3. Músicas ou paródias em propagandas, principalmente dinstintas para televisão e rádio, realmente é uma idéia muito boa, pois ajuda na memoralização da marca e principalmente do produto. Um exemplo é "Cade meu celular? Ta na pernambucanas", até da pra brincar diariamente com esta canção. Agora me aparece músicas ridículas como a do DOLLY, o pessoal só zoa com essa música e sempre acham as propagandas ridículas (uma pior que a outra para ser mais exata), isso acaba com a imagem da marca mesmo que o produto seja ótimo!
4.Não apele, as vezes uma propaganda simples e objetiva funciona mais do que uma cheia de BEREGUDEGOS.
5.Recursos financeiros. As vezes é válido gastar mais para ter um retorno incrível.
E assim vai... acho que não preciso publicar nem imagens de propagandas ruins, elas já falam por si próprias!!!
Beijos, e um ótimo final de semana para vocês :D

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bom, hoje resolvi fazer um POST um pouco diferente, colocando propagandas que não existem e as que existem são um pouco desconhecidas (o que é muuuuito injusto). Bom, existe algo chamado ÉTICA e que sem ela praticamente você não faz trabalho nenhum e nem se quer consegue respeitar alguém, mas tirando essa liçãozinha básica que todos já conhecem preciso contar um segredinho importante, se vocês fizerem propagandas que podem até serem engraçadas mas sem nenhuma noção provavelmente nunca estaram empregados e para a sua alegria recebera belos processos :D
Aqui estão algumas da sério "E se existisse..." e "Propagandas que falam por si":






























Beijoooos ;*

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O incrível poder de persuasão

Quem tem lábia fica rico, é assim que eu interpreto o grande poder de persuasão, que em outras palavras é poder de influenciar as pessoas ao seu redor, basicamente.
É mais que óbvio que a persuasão é irmão caçula da publicidade e propaganda, ou seja, mimado e faz de tudo para chamar a sua atenção, se identificou? hehe.
Enfim, falando em caçula e isso lembra pirralhada, hoje em dia as crianças estão com o maior poder de persuasão de todos os tempos chegando até a influenciar os pais na hora de comprar um carro, mas não pense que é fácil fazer a criança acreditar e insistir em sua marca e para isso existem coisas básicas, porém difícil de chegar a um objetivo brilhante.
Explico, vocês já devem ter visto um comercial de carro do qual tinham vários bixinhos falando de modo meigo e engraçado, então... Se já chama a atenção de um adulto imagine de uma criança. E até já lançaram carro com televisão com o circuito "acalma criança" que fica no banco traseiro.
Existe um modo de persuasão que vocês devem ter certeza absoluta que dê certo: pessoas bonitas em comerciais. MENTIRA, da certo coisa nenhuma, uma pesquisa comprovou que pessoas feias em comerciais têm maior nível de aceitação. Na minha opnião é pelo fato que sempre têm pessoas bonitas em propagandas, então quando vê alguma coisa diferente acaba sim chamando a atenção, ou porque o povo brasileiro é feio mesmo hauahauah caaalma, não me xinguem!!
Outra coisa persuativa são cachorros em comerciais, isso transmite o sentimento de meiguisse e carinho. Tá tá, vocês devem ter lembrado do cão da Finasa.
Enfim, a persuasão não é uma coisa ruim, alias de JEITO NENHUM, todos temos este poder só basta aprimora-lo

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Revistas

AHHHH a sexta-feira, que delicia!!!!
Bom, por ser esse dia da semana tão importante resolvi não fazer um post que se compare a uma bíblia, mas resolvi fazer uma crítica que esta engasgada em minha garganta (oh, que perigoso!)
Como muitos sabem eu AMO ler revista, leio quando faço academia e até quando estou de baixo do chuveiro, amo! Mas existem algumas que parei de ler, pois existem 70% de propaganda e 30% de conteúdo. Não estou dizendo que estas revistas são ruins, e sim que quando você compra uma revista é pra LER e não pra ver 23897328 propagandas em uma única folha, você nem vai lembrar delas mesmo depois... A não ser se o anúncio for muito bem elaborado e muito criativo, como a peça que esta no final do post.
Devem estar achando estranho eu estar reclamando de propagandas sendo que eu estou estudando para exercer esta profissão, a questão é que eu realmente não aprovo revistas assim, pois eu mesma compro para ler e não para folhear.
Por isso leio muitas revistas que não tem muita publicidade, alias quase nenhuma, como a SUPER INTERESSANTE (sim, amo) e mais algumas como MUNDO ESTRANHO (gosto). Além delas não terem muitas campanhas, as que têm são simplismente muito boas, isso porque a revista deve restringir o número de anunciantes para não virar uma VEJA ou ÉPOCA da vida, mas existe sempre um porém, para divulgar nestas revistas deve ser uma nota preta!!!
Explico, em todas as propagandas que você vê durante o dia (inclui TV, rádio, revista, rua, metrô, etc) apenas 4% são gravadas em sua cabecinha enquanto o restante de 96% vão pro saco. Apenas as mais criativas e bem elaboradas resistem.
Agora raciocine comigo, em uma revista que tem mais de 38929 anúncios por página vai ser bem difícil, mesmo se sua campanha for muito boa, se diferenciar das outras tornando-a memorável. Agora em uma revista onde os anúncios ocupam uns 10% da revista, onde o leitor não esta cansado de ver tanta propaganda, claro que vai aumentar as chances de ser bem mais memorável.
As vezes, alias quase sempre, é bom ter um custo mais alto mas que tenha um retorno incrível.
Lembrando que as propagandas que constam na SUPER INTERESSANTE são, além de muito criativas e bem elaboradas, entram no clima da revista realizando anúncios com o mesmo "palavriado" e estilo dela. Isso faz, lógicamente, a propaganda ser mais memorável e não acaba perdida ou morta por ai!!!

Anúncio feito em relação ao fim do trabalho escravo no Brasil



Booom fds!!!!

Ps.: Detalhe que eu falei que não ia ser uma bíblia né...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mídia Externa

Olaaa, após algumas sumidinhas resolvi não desistir do blog. Na verdade é porque eu tive muito trabalho esta semana, inclusive suportar gente chata, não sou eu que estou de TPM e sim todos que estão, mas sério, nunca mais vou em dentista que não tenho indicação ¬¬
Aiii sacooo...
Bom, voltando ao mundo da publicidade, o TEMA DE HOJE É MÍDIA EXTERNA, que por sinal eu adoro! Gosto porque é possível usar e abusar (ui) da criatividade.
Mídia Externa não é nada mais que todo painel com prazo de veiculação fixa, não importando o suporte. E isso inclui outdoor, painéis, placas, balões, zepelins, adesivos, homens sanduíches e assim vai...
E claro, existem 6 pontos do bom design ao ar livre:
1. Fonte legível. Ninguém quer, em um outdoor por exemplo, uma fonte ARIAL 9,8 , que nem nas colas que eu faço da pra ler direito.
2. Mensagem clara e objetiva. Não precisa nem dizer né, ninguém vai escrever um poema de um poeta francês do séc. XVI só pra dizer que esta vendendo casas na Rua Frei Caneca.
3. Ótimos elementos visuais, que muitas vezes são mais importantes que palavras. Uma imagem vale mais do que mil palavras, fica a dica.
4. Minimizar as palavras, substituir uma mesma palavra por uma outra, porém com o mesmo significado. LEMBRANDO QUE outdoors eficientes têm em média de 5 a 6 palavras. Achou pouco? Eu não, ninguém tem muito tempo para ler um texto enquanto esta passando de carro, a não ser se você pega a Radial Leste ou 23 de Maio em horário de pico, ai da para ler até a bíblia inteira.
5. Otimize a cor, você não vai querer ver, por exemplo, um anúncio de uma funerária com tons todos coloridos e alegres.
6. Técnicas de ambiente externo. Como um outdoor de venda de apartamentos com uma cenário de jardim com pessoas felizes atrás, por exemplo.

Bom, depois dessas explicações, ai estão alguns exemplos:
















Tchau, bom fds para vocês!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Anuncio All Type

All Type, um nome meio complicado mas com o significado bem simples.
Estava eu feliz e matutando lendo a revista SUPER INTERESSANTE (como sempre) e reparei que a maioria das propagandas não tem imagem, títulos, logo da marca e etc, tinha apenas TEXTO.

O anuncio All Type é aquele em que existe apenas o texto, sem imagens. Pode ser estranho, pois geralmente o que nos prende em uma peça publicitaria seria primeiramente a imagem em que ela esta vindulando. AI QUE VOCÊS SE ENGANAM, pois com um texto pode-se brincar com a forma em que ele vai ficar dentro da propaganda, imitando formas de imagens como uma árvore ou um copo. Para entenderem melhor vou colocar alguns anuncios para terem uma noção:












Acho que deu para ter uma idéia, as vezes um anuncio All Type funciona bem mais do que um anuncio com imagem, mas isto depende totalmente do público-alvo.